Reforma previdenciária e a elevação do desemprego e a redução de receitas

Foto: fpabramo.org.br

O consagrado economista Márcio Pochmann (foto acima), professor da Unicamp, ao participar de audiência pública na Câmara dos Deputados, afirmou que a Reforma da Previdência, ao dificultar o acesso ou reduzir o valor dos benefícios previdenciários, vai elevar o desemprego e reduzir as receitas da Previdência.

Com a queda da renda e o aumento do desemprego, a arrecadação da Previdência tenderá a cair, segundo ele, essa queda deverá chegar a 9%.

Outra influência negativa da reforma é quanto a afetação das cidades que hoje dependem das transferências governamentais, como aposentadorias e pensões do INSS e o Bolsa Família, situadas nas regiões mais pobres do Brasil, e que hoje já sofrem com a redução da população. São mais de 3 500 municípios em que os benefícios previdenciários são a principal fonte de renda.

Para Pochmann, a crise fiscal brasileira deve ser resolvida com crescimento econômico, e não com mudanças na Previdência, Se nós queremos sair da crise, o corte do gasto Social certamente não vai ajudar.

0 0 votes
Article Rating

Sobre o Autor

Dr. Ney Araujo

"Área de atuação: Trabalhista, Previdenciária, assessorando Empresas e Pessoas Físicas com Defesas, Pareceres, Consultoria, Contratos, Propositura de Ações. Assessor Jurídico do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos - SINDNAPI, Presidente do Instituto dos Advogados Previdenciários de PE - IAPE, Conferencista e Palestrante."

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x