Comentário: INSS e as doenças ocupacionais provocadas pela pandemia e o home office

Segundo dados do Ministério da Economia, a concessão de auxílios-doença (pós reforma auxílio por incapacidade temporária) e aposentadorias por invalidez (pós reforma aposentadoria por incapacidade permanente) pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ao comparar os anos de 2019 e 2020, verifica-se um crescimento de 26% no ano passado. Em 2020 foram afastados 576,6 mil segurados. Os afastamentos por transtornos mentais e comportamentais, como a depressão e a ansiedade, estão entre os principais motivos.
O advogado trabalhista Ruslan Stuchi declarou no portal Previdência Total que, entre os principais motivos para este crescimento de afastamentos estão a pandemia da Covid-19 e a migração para o regime de home office.
E acrescentou: O crescimento da concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez devido a transtornos é um efeito da pandemia, tendo em vista que muitas pessoas que tiveram de ficar em casa sem ocupar a mente, e consequentemente, não cuidaram de sua saúde mental e acabaram desenvolvendo doenças de cunho psicológico.
Às empresas, cabe zelar por um ambiente de trabalho saudável, oferecer treinamento, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), evitando a ocorrência de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

0 0 votes
Article Rating

Sobre o Autor

Dr. Ney Araujo

"Área de atuação: Trabalhista, Previdenciária, assessorando Empresas e Pessoas Físicas com Defesas, Pareceres, Consultoria, Contratos, Propositura de Ações. Assessor Jurídico do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos - SINDNAPI, Presidente do Instituto dos Advogados Previdenciários de PE - IAPE, Conferencista e Palestrante."

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x