Comentário: INSS e o reconhecimento facial para evitar fraudes

Foto: Divulgação/INSS
Segundo o INSS começa a valer nessa segunda-feira,7 de agosto, medida para dois tipos de pedidos que dependem de reconhecimento facial: alteração de local ou forma de pagamento do benefício previdenciário e o desbloqueio da aposentadoria ou pensão para empréstimo.
O aplicativo Meu INSS, que concentra serviços a beneficiários e segurados do INSS, passará a ter uma função de comprovação de vivacidade, verificando se a imagem é de fato do cidadão, e não uma foto. O recurso reforçará a segurança no reconhecimento facial do sistema, e prevenirá a ação de golpistas.
Ao pedir os serviços no aplicativo, o segurado precisa passar pelo reconhecimento facial para seguir com a solicitação. Agora, além de cruzar a imagem capturada com a do banco de imagens do governo – para comprovar a identidade do usuário, na chamada biometria facial –, o sistema vai conseguir detectar se a imagem é ou não uma foto, e evitar fraudes.
Com a implementação da biometria facial, golpistas passaram a ligar para aposentados e pensionistas pedindo uma foto de um documento para finalizar o processo de prova de vida online.
Cruzando as informações da vivacidade, da biometria facial e do nível de confiabilidade da conta Gov.br será determinado se os serviços serão concluídos de forma automática ou por análise de um servidor.
Ainda não há comentários.
Deixe seu comentário