Comentário: Golpistas e a falsa informação que o INSS está exigindo prova de vida

Reprodução: pixabay.com

O INSS tem alertado aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários que não está exigindo prova de vida desde janeiro de 2023. No entanto, os golpistas têm atuado com falsas informações e levado o dinheiro daqueles que teimam em não se comunicar com o próprio INSS ou com um advogado previdenciarista para as corretas orientações. Não é verdade que o INSS voltou a exigir prova de vida e que irá bloquear o seu benefício.
A prova de vida, desde janeiro de 2023, passou a ser obrigação do INSS, o qual busca os seus dados nas seguintes situações, por exemplo:
I – quando o beneficiário acessa o Meu INSS com o selo ouro; II – nas instituições financeiras (banco) quando: a) realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico; b) no saque de benefícios quando realizado por identificação biométrica; III – atendimento: a) voluntariamente quando o segurado comparecer nas Agências do INSS para realizar algum serviço de seu interesse. b) de perícia médica por telemedicina ou presencial. IV – atualizações no CadÚnico, quando for efetuada pelo responsável pelo grupo familiar; V – recebimento do pagamento de benefício com re conhecimento biométrico.
E mais, o INSS não envia SMS com número de telefone para prova de vida. É golpe!

0 0 votes
Classificação do artigo

Sobre o Autor

Dr. Ney Araujo

"Área de atuação: Trabalhista, Previdenciária, assessorando Empresas e Pessoas Físicas com Defesas, Pareceres, Consultoria, Contratos, Propositura de Ações. Assessor Jurídico do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos - SINDNAPI, Presidente do Instituto dos Advogados Previdenciários de PE - IAPE, Conferencista e Palestrante."

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x