Comentário: A posição do Brasil no ranking global de aposentadoria

Geralmente, o desejo de quem se aposenta se assenta em pelo menos 4 pilares, que são: estar gozando de boa saúde, finanças equilibrada, qualidade de vida e bem-estar.
Fundada nos 4 pontos acima elencados é que a Natixis Investiment Managers efetua, desde 2012, estudo dos países quanto ao item aposentadoria, englobando os países com economia desenvolvida e os que fazem parte dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China).
O Brasil é o penúltimo colocado, ocupando o 43º lugar, à frente apenas da Índia.
De acordo com o levantamento de 2022, para o Índice Global de Aposentadoria Natixis, a crescente inflação é o que contribui para a má qualidade de vida dos aposentados, seguida pela alta de petróleo, alimentos e habitação, que têm corroído o poder de compra dos mais velhos.
Noruega, Suíça, Islândia, Irlanda e Austrália ocupam os 5 primeiros lugares da lista de 44 países avaliados. Na América Latina, há 3 países à frente do Brasil: Colômbia, México e Chile. Esses países latinos americanos espelham baixo índice de bem-estar na aposentadoria, abaixo de 40%. Contudo, no caso do Brasil, o índice é de apenas 4%.
O destaque do Brasil está na ocupação do 5º lugar em taxas de juros e da dependência dos aposentados de serviços públicos na velhice.

0 0 votes
Article Rating

Sobre o Autor

Dr. Ney Araujo

"Área de atuação: Trabalhista, Previdenciária, assessorando Empresas e Pessoas Físicas com Defesas, Pareceres, Consultoria, Contratos, Propositura de Ações. Assessor Jurídico do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos - SINDNAPI, Presidente do Instituto dos Advogados Previdenciários de PE - IAPE, Conferencista e Palestrante."

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x