Comentário: CadÚnico e a prorrogação de prazos para famílias atualizarem dados

Foto: Reprodução/Internet

Pessoas dormindo na porta dos Cras para conseguir atendimento, em face da limitação do número de fichas distribuídas, fizeram com que o Ministério da Cidadania estendesse os prazos para que as famílias atualizem seus dados no CadÚnico.
Para as pessoas que estão há mais de 2 anos sem prestar informações no CadÚnico, e que foram convocadas para procederem a atualização, o prazo que terminaria no dia 15 de julho, foi estendido até o dia 14 de outubro.
As pessoas que foram convocadas por constatação de que há divergências ou inconsistências no cadastro, o prazo findo em 10 de junho foi prorrogado até 12 de agosto.
A atualização cadastral é necessária para que o governo tenha um banco de dados que represente a realidade das famílias brasileiras, permitindo a inclusão e a manutenção delas em programas sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, dentre outros.
A falta de atualização de dados no CadÚnico pode levar à suspensão do pagamento e ao posterior cancelamento do benefício. Segundo o Ministério da Cidadania, se os registros não forem regularizados, as famílias poderão ser excluídas do cadastro federal a partir de julho de 2023.

0 0 votes
Article Rating

Sobre o Autor

Dr. Ney Araujo

"Área de atuação: Trabalhista, Previdenciária, assessorando Empresas e Pessoas Físicas com Defesas, Pareceres, Consultoria, Contratos, Propositura de Ações. Assessor Jurídico do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos - SINDNAPI, Presidente do Instituto dos Advogados Previdenciários de PE - IAPE, Conferencista e Palestrante."

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x