Comentário: INSS e a precariedade da Reabilitação Profissional

A revista científica Trabalho, Educação & Saúde publicou pesquisa apontando que modificações no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a partir de 2018, produziram desproteção para aqueles que buscam retornar ao mercado de trabalho após terem sido acometidos por doença, lesão ou acidente.
O estudo denominado de As transformações Recentes no Programa de Reabilitação Profissional do INSS, promovido pelo professor de sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Fernando Kulaitis e pela analista do INSS e mestre em sociologia Kelen Clemente Silva, investigou os manuais técnicos de procedimentos do Programa de Reabilitação Profissional da autarquia federal de 2011, 2016 e 2018.
Os autores do trabalho concluíram que a principal alteração consistiu na concentração, a partir de 2018, nas mãos dos peritos médicos, da avaliação do segurado para ingressar no programa de reabilitação ou para desenvolver novas aptidões, tudo sem contar com a participação do candidato e de outros profissionais, conforme cada caso, como assistentes sociais, psiquiatras, fisioterapeutas, psicólogos.
Afirmaram os pesquisadores que com o novo procedimento o segurado fica desprotegido da avaliação da sua escolaridade, moradia, questão familiar. Ou seja, sem consideração de aspectos de baixa qualificação, cultural, social, econômico.

0 0 votes
Article Rating

Sobre o Autor

Dr. Ney Araujo

"Área de atuação: Trabalhista, Previdenciária, assessorando Empresas e Pessoas Físicas com Defesas, Pareceres, Consultoria, Contratos, Propositura de Ações. Assessor Jurídico do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos - SINDNAPI, Presidente do Instituto dos Advogados Previdenciários de PE - IAPE, Conferencista e Palestrante."

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x