Comentário: Benefícios concedidos com valores inferiores

O anúncio pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prometendo automatizar os serviços da autarquia para agilizar a concessão ou negativa de benefícios e findar com as longas filas que expunham os segurados as intempéries do tempo, trouxe grande esperança. Segundo o informado, a automação de processos iria dar mais agilidade ao INSS para cumprimento do prazo de 60 dias para análise.
Infelizmente, o anunciado não está sendo cumprido e houve aumento expressivo na espera pelo deferimento ou indeferimento de benefícios.
E não só a demora, o desconhecimento pela imensa maioria, de como se conectar e apresentar, como é exigido, os documentos necessários ao deferimento do seu pedido. Não sabem, ademais, detectar e corrigir irregularidades no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Ao ser requerida, por exemplo, uma aposentadoria, o segurado não sabe quais documentos são necessários e, mesmo com os documentos em mãos não efetua o devido e correto adicionamento.
O desconhecimento das regras legais que amparam a concessão dos benefícios, assim como dos procedimentos, têm contribuído para o aumento da fila, para os atrasos, para o imenso número de indeferimentos e a concessão de benefícios com valor inferior ao realmente devido. Houve, ainda, aumento no número da ações na justiça.

0 0 votes
Article Rating

Sobre o Autor

Dr. Ney Araujo

"Área de atuação: Trabalhista, Previdenciária, assessorando Empresas e Pessoas Físicas com Defesas, Pareceres, Consultoria, Contratos, Propositura de Ações. Assessor Jurídico do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos - SINDNAPI, Presidente do Instituto dos Advogados Previdenciários de PE - IAPE, Conferencista e Palestrante."

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x